Textos para Cláudia



Jantar com Mozzato!

Há aproximadamente um mês minha sala se reuniu na casa de minha amiga para nosso professor Luis Carlos Mozzato cozinhar o seu tão famoso macarrão. Ele diz que aprendeu a receita quando foi para Itália. Fomos jantar um pouco tarde, todos estavam com muita fome... Mas valeu a espera, realmente o prato é muito bom!


Culinária para solteiros!

Macarrão de panela de pressão
Está em casa, sozinho e com fome? Faça essa receita, não há quem não goste e fica pronta em menos de dez minutos. Isso aconteceu comigo, na quinta a noite. Cheguei da minha aula de inglês e estava com muita fome, então peguei o caderninho da minha mãe para ver se havia algo para fazer antes de ir para o miojo de sempre, quando encontrei essa não tive dúvidas e fiz a escolha certa...

Pães!

Minha mãe tem uma grande especialidade: pães. Pergunte para quem já experimentou, não existe nada igual! E eu, gordinha como sempre, estava com uma vontade... Então decidimos fazer... É uma receita bem fácil, rápida, muito prática, para todas as horas!


Dieta Vegetariana

Em minha última aula de geografia da minha professora Angélica, entramos em um assunto que me chamou bastante atenção, ela nos disse que é vegetariana, e que já faz um bom tempo que optou por isso, ressaltou também que nem lembra mais o sabor da carne e afirma que a carne de soja, se bem preparada, não é diferente da carne bovina. Após essa pequena conversa, me interessei pelo assunto e resolvi buscar algumas informações a respeito.



O que os famosos fazem?

Muitas pessoas, mais específicamente as mulheres, se fazem essa pergunta diariamente, "como ser igual Angelina Jolie? O que os famosos fazem para ter corpo perfeito?", na verdade cada pessoa tem um metabolismo, mas há quem diga que existem segredinhos para manter a boa forma. O vídeo abaixo mostra alguns truques usados por famosos, cada um com suas dicas que podem ajudá-los!


und geben Sie ihm Gemüse

Para essa postagem, busquei no livro de receitas da minha mãe um prato que junte sabor e vitaminas, o decidido foi fazer frango xadrez! Vou confessar que achei um pouco chato picar alguns dos ingredientes, mas valeu a pena, ficou muito bom mesmo. Uma receita para quem quer comer bem e o necessário.Com a ajuda de minha querida mamãe cozinheira consegui terminar a receita sem muita bagunça. 


Comer bem para viver melhor

  No último fim de semana, fui em um aniversário de criança acompanhada de meu primo, como o normal só conversamos e comemos nessas festas... Conheci uma mulher muito simpática, e conversei um pouco com ela sobre alimentação, só para constar, ela é nutricionista, fiz algumas perguntas do tipo: Há variação por idade na quantidade de calorias que devem ser ingeridas? Como é uma alimentação ideal? Devemos deixar de ingerir alimentos?
  As respostas dadas foram basicamente assim, é indicado que pessoas até 20 anos ingiram 2000 calorias por dia, de 30 a 50 anos, aproximadamente 1600 calorias e após os 50 anos, o ideal é ingerir entre 1200 e 1400 calorias, sua justificativa para isso foi que cada idade tem um metabolismo e uma necessidade energética.
  Ela também explicou que a alimentação ideal não é comer poucas vezes ou deixar de comer alguns alimentos e sim comer um pouco de tudo, com moderação, também disse que as frutas e saladas devem fazer parte dos nossos pratos todos os dias, e não podem faltar carboidratos e proteínas em nossa dieta. Segundo suas afirmações, essas dietas de comer pouco não funcionam e que só nos deixam mais fracos. A conclusão foi que devemos comer de três em três horas e nunca quantidade, devemos escolher os alimentos mas nunca passar fome.




Minas Gerais!


Estava vendo fotos de minha última viagem à Minas Gerais... as vistas lindas, os lugares históricos, e claro, a culinária típica. A comida mineira é uma das mais ricas do país, os pratos são tradicionais e básicos, como frango, feijão, milho, verduras. Outra característica que podemos destacar é a fartura, repare, ao fazer uma visita sempre há pão de queijo, broas de milho, e principalmente doces em compotas e queijos. As receitas costumam ser passadas de geração para geração. A culinária mineira tem algumas características de seus colonizadores, principalmente dos portugueses. Hoje essa culinária se espalhou pelo país, devido sua elevada qualidade e sabor.




Nhoque recheado!


Hoje após um longo dia de estudo para as provas de sexta-feira fui até a minha cozinha preparar alguma coisa para comer, e sabe com o que me deparei? minha mãe fazendo uma comida muito boa, sei que sou suspeita para dizer mas ela é uma ótima cozinheira! Então a ajudei a terminar o prato e claro, comer... O mais gostoso de fazer um blog de culinária é realmente aprender coisas novas e em apenas duas semanas já estou me divertindo e aprendendo bastante.




Dica- Legumes...


Comprei uma revista onde havia várias dicas de mulheres que cozinham há muito tempo, vou postar algumas aqui, essa dica é de uma cozinheira de São Paulo, SP. Ela disse que devemos cozinhar todos os legumes com casca, pois eles eliminam nutrientes na água. Ela também nos aconselhou a quando utilizar frutas, sempre que for possível, usar a casca para algo, pois é nela que estão a maioria das vitaminas, com a casca de frutas podemos fazer sucos, e segundo ela, o sabor é sim muito bom!




Apresentação


Meu nome é Daniella, tenho 14 anos e estou cursando o 1º colegial. A iniciativa de criar esse blog foi de minha professora de produção de texto, Cláudia, ela propôs um trabalho para a turma, onde todos deveríamos criar um blog de tema livre, onde devemos comentar um pouco sobre o assunto escolhido. Tive muita dificuldade para escolher um tema, isso porque terei de trabalhar em cima dele durante todo o ano, a minha opção por culinária foi a partir de várias visitas a alguns blogs sobre esse assunto, gostei muito da ideia, mas nada estava concreto, até que tentei uma primeira experiência na cozinha e realmente gostei. Ao decorrer do ano esses serão os temas que me comprometi a apresentar aqui:
  • Culinária típica do mundo e das regiões brasileiras;
  • Praticidade da culinária atual;
  • Curiosidades sobre os alimentos;
  • Valores nutricionais dos alimentos;
  • Alimentação ideal;
  • Dicas;
  • Pratos para o dia a dia. 
Obs: Peço que tenham cuidado com os comentários já que esse blog tem finalidade acadêmica. Obrigado.


 1ª receita: Bombons

No último fim de semana, fui pela primeira vez para a cozinha, eu e minha mãe decidimos fazer bombons, fizemos de vários formatos, recheios, ficou muito bom! Percebi duas coisas com essa minha primeira experiência: a primeira é que o mais importante na verdade não é seguir certinho a receita, e sim usar a criatividade combinada com seus gostos, a segunda é que enquanto eu estiver escrevendo esse blog, vou ganhar vários quilos...