quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Parte 1- Reportagem

Introdução
Uma pergunta que todos nós nos fazemos é sobre quais alimentos devemos ou não ingerir. Atualmente, muitas pessoas sofrem com doenças causadas pela má alimentação, e a maioria delas sofrem com a balança. O que queremos saber é como melhorar essa alimentação. Para nos responder isso hoje conversaremos com a nutricionista Ana Paula...

Entrevista

  • Qual a importância da nutrição para saúde?

A nutrição tem um papel fundamental na prevenção de doenças, manutenção de peso corporal, a questão da estética, também ela é importante e consequentemente a longevidade.
Na adolescência, que é um foco importante nós estarmos trabalhando agora, o adolescente tem uma mudança muito grande, mudança física, psíquica, então é importante enriquecermos essa dieta, inserindo vitaminas, minerais, fibras... Mas o que agente vê hoje não é bem isso né, então o aumento de fast food, as comidas prontas, excesso de cafeína, de sódio e tudo isso leva à mudança na vida desse adolescente, dependendo da quantidade que esse adolescente está consumindo ele pode vir a ganhar um aumento de peso corporal, ou desencadear uma doença cardiovascular, diabetes tipo 2, hipertensão arterial, então várias alterações aí por causa da alimentação inadequada.

  • Quais são os alimentos são fundamentais para a saúde?

Uma dieta equilibrada e saudável requer alguns cuidados, na verdade, todos os alimentos são importantes, desde os energéticos, os reguladores, nós precisamos também dos protéicos, então na verdade, um bom guia alimentar, seria a pirâmide alimentar, onde nós podemos definir para um indivíduo eutrófico dentro da normalidade, as porções desses alimentos que nós comentamos agora.

  • Quais alimentos são mais prejudiciais?

Com certeza aqueles que são ricos em sódio, gorduras saturadas, açucar refinado, esses são os mais prejudiciais para nossa saúde.

  • Quais as consequências da má alimentação?

Antigamente, ouvíamos falar que pessoas mais idosas estavam com diabetes, pressão alta e hoje nós conseguimos visualizar uma porcentagem em pessoas bem mais jovens, então as consequências são essas, as doenças crônico-degenerativas, cardiovaculares, cânceres... E não é só isso, uma pessoa que está ali muito acima do peso, que está hipertenso, a vida social dessa pessoa muda, o social dessa pessoa muda, então está relacionado também ao emocional.
Uma coisa muito importante que muita gente se esquece é da água, nós precisamos da água para a hidratação corporal, nós precisamos da água para absorção e transporte de nutrientes, para auxiliar na função renal, então vamos tomar água, mas não dá para estar substituindo a água por outros tipos de líquido, nós precisamos da água pura, o próprio nome diz, para purificar e hidratar nosso organismo, então agente calcula mais ou menos de 8 à 10 copos de água por dia no mínimo, mas cada indivíduo tem um cálculo especial para sua necessidade, então não procurar substituir a água por outros tipos de líquidos e a atividade física que é fundamental.

Conclusão
Agora que já sabemos quais alimentos são importantes para o nosso organismo, que tal começarmos a incluir esses alimentos em nosso cotidiano? A Ana Paula me disse que é podemos misturar as fibras em nossos pratos e substituir os doces por frutas... Todos sabemos que isso não é fácil e muito menos gostoso, mas com uma dieta equilibrada e exercícios físicos o resultado só pode ser positivo. Iogurtes, sucos e sanduíches naturais podem ser um bom começo para uma reeducação  alimentar. Bom, agora é com vocês... boa sorte!