quarta-feira, 18 de maio de 2011

Comer bem para viver melhor

  No último fim de semana, fui em um aniversário de criança acompanhada de meu primo, como o normal só conversamos e comemos nessas festas... Conheci uma mulher muito simpática, e conversei um pouco com ela sobre alimentação, só para constar, ela é nutricionista, fiz algumas perguntas do tipo: Há variação por idade na quantidade de calorias que devem ser ingeridas? Como é uma alimentação ideal? Devemos deixar de ingerir alimentos?
  As respostas dadas foram basicamente assim, é indicado que pessoas até 20 anos ingiram 2000 calorias por dia, de 30 a 50 anos, aproximadamente 1600 calorias e após os 50 anos, o ideal é ingerir entre 1200 e 1400 calorias, sua justificativa para isso foi que cada idade tem um metabolismo e uma necessidade energética.
  Ela também explicou que a alimentação ideal não é comer poucas vezes ou deixar de comer alguns alimentos e sim comer um pouco de tudo, com moderação, também disse que as frutas e saladas devem fazer parte dos nossos pratos todos os dias, e não podem faltar carboidratos e proteínas em nossa dieta. Segundo suas afirmações, essas dietas de comer pouco não funcionam e que só nos deixam mais fracos. A conclusão foi que devemos comer de três em três horas e nunca quantidade, devemos escolher os alimentos mas nunca passar fome.