domingo, 15 de maio de 2011

MINAS GERAIS!


Estava vendo fotos de minha última viagem à Minas Gerais... as vistas lindas, os lugares históricos, e claro, a culinária típica. A comida mineira é uma das mais ricas do país, os pratos são tradicionais e básicos, como frango, feijão, milho, verduras. Outra característica que podemos destacar é a fartura, repare, ao fazer uma visita sempre há pão de queijo, broas de milho, e principalmente doces em compotas e queijos. As receitas costumam ser passadas de geração para geração. A culinária mineira tem algumas características de seus colonizadores, principalmente dos portugueses. Hoje essa culinária se espalhou pelo país, devido sua elevada qualidade e sabor.

Aqui vão algumas receitas típicas de Minas Gerais:


Angu

Ingredientes:4 xícaras (chá) de água
½ quilo de fubá
Sal

Modo de preparar:
Desmanchar o fubá na água fria, mexer com uma colher de pau. Acrescentar o sal a gosto. Levar ao fogo, mexer sempre. Quando a massa começar a grudar no fundo da panela, abaixar o fogo e continuar mexendo até ficar com a consistência de pudim. Colocar a massa em uma travessa, deixar esfriar um pouco e desenformar num prato para servir.




Broa de Fubá

Ingredientes:
1 colheres (chá) de sal
500 gramas de farinha de trigo
5 gramas de fermento
50 gramas de açúcar
100 gramas de fubá
600 ml de leite
300 ml de água
18 ovos

Modo de preparar:
Ferver o leite, o sal e o açúcar. Adicionar o fubá. Fazer um 'angu'. Retirar do fogo e acrescentar os ovos, um a um, até dar ponto (pasta mole). Acrescentar o fermento. Untar 1 xícara de chá com banha e polvilhar com fubá. Colocar as colheradas da massa dentro da xícara e fazer movimentos circulares. Deitar em assadeiras untadas e assar em forno a 160ºC, por 30 minutos. Pode-se adicionar 1 colher das (sobremesa) de erva doce. Pode-se adicionar queijo minas curado à massa antes de assar. Pode-se fazê-la apenas com sal, substituindo o açúcar.



Pão de Queijo

Ingredientes:
3 xícaras(chá) de queijo-de-minas curado e ralado (330 g)
5 xícaras(chá) de polvilho doce (550 g)
1 xícaras(chá) de leite (240 ml)
15 colheres(sopa) de azeite de oliva espanhol (150 g)
½ colheres(sopa) de sal (8 g)
3 ovos (150 g)

Modo de preparar:
Colocar o polvilho numa tigela. Misturar numa panela o azeite de oliva espanhol (reservar 2 colheres de sopa), o leite, o sal e 1 xícara (chá) de água (240 ml). Levar ao fogo e, assim que ferver, retirar e regar o polvilho. Mexer até o polvilho ficar úmido. Deixar amornar. Em seguida, adicionar os ovos um a um e sovar até a massa ficar lisa. Se necessário, juntar mais 1 ovo. Por fim, adicionar o queijo e sovar por mais 10 minutos. Fazer 30 bolinhas com as mãos untadas com o azeite reservado e arrumar numa assadeira. Levar para assar em forno alto (200°C), pré-aquecido, por 35 minutos ou até dourar.



P.S.: Não fiz as receitas acima, portanto não posso classificá-las. Elas foram retiradas daqui. Obrigado.