Hoje estava pesquisando um pouco sobre como aproveitar partes dos alimentos que não são utilizadas e vão para o lixo, então achei interessante postar aqui o que fazer com as folhas de alguns vegetais...
Algumas folhas que normalmente são desprezadas na cozinha tem o sabor parecido com as partes aproveitadas e contem um valor alimentício igual e as vezes até maior. Aqui vão algumas sugestões sobre como elas podem ser usadas:
Folhas de beterraba: prepare as folhas, com os talos inclusive, picando tudo pequeno. Refogue bem e você vai ter uma mistura deliciosa.
Folhas de rabanete: você pode servir cruas, em saladas. Já as mais duras enriquecem sopas, podem ser passadas na manteiga ou compor omeletes.
Folhas de couve-flor ou brócolis: cozidas até ficarem tenras, são ótimas nas saladas. Combinam também com molho branco, gratinadas ou passadas no alho.
Folhas de erva-doce: ficam perfeitas fervidas, com azeite e limão, ou ainda passadas no azeite e na manteiga. Combinam bem com feijão e couve-flor. As folhas mais escuras são excelente aromatizante para preparar doces.
Folhas de alface: aquelas folhas mais duras, que você não aproveita em saladas, valorizam as sopas de legumes ou uma omelete de batatas.
Mas acreditem, a dica mais importante é ousar!