sábado, 14 de maio de 2011

Nada se joga fora, tudo se cozinha! Até as folhas dos vegetais podem ser aproveitadas...

Hoje estava pesquisando um pouco sobre como aproveitar partes dos alimentos que não são utilizadas e vão para o lixo, então achei interessante postar aqui o que fazer com as folhas de alguns vegetais...

Algumas folhas que normalmente são desprezadas na cozinha tem o sabor parecido com as partes aproveitadas e contem um valor alimentício igual e as vezes até maior. Aqui vão algumas sugestões sobre como elas podem ser usadas:

Folhas de beterraba: prepare as folhas, com os talos inclusive, picando tudo pequeno. Refogue bem e você vai ter uma mistura deliciosa.

Folhas de rabanete: você pode servir cruas, em saladas. Já as mais duras enriquecem sopas, podem ser passadas na manteiga ou compor omeletes.

Folhas de couve-flor ou brócolis: cozidas até ficarem tenras, são ótimas nas saladas. Combinam também com molho branco, gratinadas ou passadas no alho.

Folhas de erva-doce: ficam perfeitas fervidas, com azeite e limão, ou ainda passadas no azeite e na manteiga. Combinam bem com feijão e couve-flor. As folhas mais escuras são excelente aromatizante para preparar doces.

Folhas de alface: aquelas folhas mais duras, que você não aproveita em saladas, valorizam as sopas de legumes ou uma omelete de batatas.



Mas acreditem, a dica mais importante é ousar!